Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Reabertura de Lançamentos

Este tópico tem o objetivo de explicar o passo a passo que deve ser realizado no sistema para fazer a reabertura dos lançamentos após já terem sido dadas as baixas e aprovações no Financeiro.

Os lançamentos do boleto ficam bloqueados, impedindo a edição ou exclusão na tela de Atividades > Lançamentos.

Esse bloqueio ocorre quando já foi dada alguma baixa ou aprovação no menu Financeiro.

Para reabrir os lançamento e poder editar ou excluir eles, é necessário desfazer essas baixas e aprovações.

  1. O primeiro passo é ir no menu Financeiro > Contas a Pagar.

Na tela de Contas a Pagar, precisa localizar o lançamento utilizando os filtros de Período, Contrato e Situação. No filtro de Situação, selecione a opção “Realizados”. Assim, ao localizar o lançamento, clique no ícone de seta para desfazer a baixa.

Caso não tenha nenhum lançamento para ser reaberto, pule para a etapa seguinte.

2. O segundo passo é ir na aba Aprovação de Contas.

Na tela de Aprovação de Contas, precisa localizar o lançamento utilizando os filtros de Período, Contrato e Conta. No filtro de Conta, selecione a opção “Aprovados”. Assim, ao localizar o lançamento, clique no ícone de seta para desfazer a aprovação.

Caso não tenha nenhum lançamento para ser reaberto, pule para a etapa seguinte.

3. O terceiro passo é ir na aba Controle de Repasses.

Na tela de Controle de Repasses, precisa localizar o lançamento utilizando os filtros de Período, Contrato e Situação Repasse. No filtro de Situação Repasse, selecione a opção “Aprovados”. Assim, ao localizar o lançamento, clique no ícone de seta para desfazer a aprovação.

Caso não tenha nenhum lançamento para ser reaberto, pule para a etapa seguinte.

4. O quarto passo é ir na aba Controle Financeiro.

Na tela de Controle Financeiro, precisa localizar o lançamento utilizando os filtros de Vencimento, Contrato, Conta e Situação. Assim, ao localizar o lançamento, clique no ícone de lápis.

Em seguida, localize e clique no campo Data Baixa. O sistema irá exibir o botão Limpar, clique nele e ao fim, clique em Gravar a alteração. Essa ação retira a baixa do boleto.

Feito isso, ao voltar no menu Atividades > Lançamentos, verá que todos os lançamentos estarão em aberto disponíveis para edição ou exclusão.

Este artigo foi útil?