Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Integração Bancária Itaú

Este vídeo tem como objetivo, demonstrar como deve ser feito o processo de Homologação/Integração Bancária do Itaú no sistema. Nesse processo, o cliente precisa coletar os dados da conta com o suporte do banco, cadastrá-los no sistema e emitir um boleto de teste.

Abaixo, segue todo o detalhamento escrito sobre o processo de homologação/integração bancária com o Itaú.

Primeiro, é necessário entrar em contato com o suporte do banco ou com o gerente da conta e solicitar os dados abaixo:

  • Número da Carteira de Cobrança / Carteira Boleto;
  • Boleto com ou sem aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite);
  • Prazo: o prazo para protesto só deve ser preenchido, caso tenha selecionado a opção com aceite;
  • Espécie de título.

Os demais campos e informações só devem ser preenchidas caso a Carteira seja diferente da 109.

Carteira 157

Se a sua Carteira for a 157, não será possível emitir boletos através do sistema NidoADM, pois essa carteira não permite que boletos sejam gerados por um sistema próprio. Caso queira, você pode continuar utilizando a carteira 157, mas os boletos serão gerados diretamente no sistema do banco e não no sistema NIDO.
Caso queira gerar os boletos no Nido, entre em contato com o seu gerente e informe que você pretende utilizar um sistema próprio para gerar os boletos. Assim, ele irá te orientar como proceder.

Carteiras 112, 115 e 138

No caso das Carteiras 112, 115 e 138, o banco que imprime os boletos e envia pelos Correios. Neste caso, é necessário realizar uma homologação junto ao banco para verificar se o boleto será impresso e enviado corretamente. Também será necessário solicitar o Código Flash da conta, caso deseje que o boleto gerado pelo banco apresente a descrição dos lançamentos cobrados (exemplo: IPTU, Condomínio, Luz e etc).

Para o teste, é preciso gerar um boleto de teste com o endereço de cobrança da imobiliária e aguardar o boleto ser entregue para poder efetuar o pagamento.

Como cadastrar a conta bancária no sistema

Assim que obter os dados, deverá cadastrar a conta no sistema, para isso acesse a tela de Cadastros > aba Tabelas Financeiras > Contas Bancárias. Nessa tela, caso já tenha criado previamente a conta, basta clicar no ícone de lápis azul para aditá-la. Caso não tenha nenhuma conta, clique em Novo.

Na ficha de cadastro da conta, precisa preencher os seguintes campos:

  • Descrição (nome do banco).
  • Nome Razão.
  • Fantasia.
  • CPF/CNPJ.
  • Endereço (da imobiliária).
  • Banco.
  • Agência.
  • Conta.
  • Utiliza Integração bancária? (Sim)
  • Tipo de Arquivo(CNAB 400).

O Itaú só aceita o arquivo CNAB 400, com isso aparecerá os seguintes itens obrigatórios a serem preenchidos:

  • Carteira Boleto/Carteira Remessa (possuem a mesma numeração);
  • Espécie do Título ;
  • Aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite);
  • Prazo: este campo só deve ser preenchido, caso tenha selecionado a opção com aceite.

Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em Gravar.

Como gerar a cobrança de teste

Caso já tenha uma conta em sistema e está cadastrando uma nova, primeiro vá no menu Cadastros > Contratos, escolha um contrato para teste e clique no ícone do lápis para editar. Em seguida, vá na parte Dados para emissão da cobrança, na etapa 1 (Detalhes Financeiros) e altere os campos Conta Cobrança, Conta Cobrança Separada e Conta Pagamento (Repasse) para a conta do Itaú.

Após configurar o contrato que será utilizado para o teste, precisamos gerar a cobrança teste. Para isso, vá no menu Atividades > Lançamentos > informe o número do contrato e clique na opção Novo Lançamento.

Configure o lançamento conforme os dados abaixo: 

  • Tipo de Evento: Água
  • Valor: R$10,00
  • D/C Prop. —-
  • D/C Inq. D
  • Cobrança Separada: Sim
  • Vencimento do Boleto: deve deixar uma data com no mínimo 20 dias de diferença.

Depois que gravar o lançamento, vá no menu Financeiro > Contas a Receber > Remessas.

Em seguida, selecione a Conta bancária, informe o Período de vencimento do boleto teste e clique em Listar Remessa. O sistema irá listar os boletos disponíveis, então localize o boleto teste, selecione ele e clique em Gerar Remessa.

O sistema irá baixar um arquivo TXT em sua pasta de Downloads no computador.

Como enviar o arquivo de remessa ao sistema do banco e resgatar o retorno

No site do Itaú > Ir em Mais opções do menu > Transmissão de arquivos > Ambiente de Produção > Remessa > Cobrança CNB 400 > Localizar o arquivo de remessa salvo em seu computador e enviar.

O banco demora um dia útil para processar a remessa e liberar o arquivo de retorno.

Após 1 dia útil, volte ao site do Itaú > Ir na opção Mais no menu > Transmissão de arquivo > Ambiente de Produção > Retorno > Recepcionar > Localizar o arquivo de retorno e baixar em seu computador.

Como incluir o arquivo de retorno no sistema Nido

Após baixar o arquivo de retorno, deve ir no sistema Nido no menu Financeiro > Contas a Receber > Retornos.

Clique dentro do campo pontilhado e selecione o arquivo de retorno que salvou. Em seguida, clique no botão Gerar.

Verifique se no retorno veio a mensagem de “Entrada Confirmada” se sim, o a remessa foi aceita e o boleto teste foi registrado no banco. Caso venha uma informação diferente, favor abrir um ticket para que o nosso suporte possa verificar.

Como gerar o PDF do boleto para pagamento

Essa etapa é apenas para os casos em que os boletos são gerados e enviados pelo sistema Nido. Caso o banco envio o boleto através dos Correios, deve esperar o boleto chegar na imobiliária para realizar o pagamento do mesmo.

Após incluir o arquivo de retorno confirmando o registro do boleto no banco, vá ao menu Financeiro > Contas a Receber > Busque pelo contrato > Em Ações, clique no ícone da impressora “Cobrança”.

E depois em Gerar Boleto > Será gerado o PDF do boleto em uma nova guia. Será necessário que faça o download do PDF e pague o boleto para testar o código de barras e assim que o dinheiro cair na conta da imobiliária, os testes serão finalizados.

Importante enfatizar que o boleto que irá pagar, deve ser gerado através do sistema da Nido, pois só assim o teste será validado, pois é o código de barras do sistema que precisa estar correto.

Após o pagamento do boleto, deve pegar outro arquivo de retorno no banco no próximo dia útil, e incluir no sistema para dar baixa no boleto.
Após pegar o arquivo no banco, inclua-o no sistema e verifique se aparece a mensagem de “Boleto pago” e se possui alguma caixinha de seleção ao lado do lançamento, se sim, basta selecionar e clicar em Baixar Contas.

Feito isso, o teste estará finalizado e poderá gerar boletos pelo sistema normalmente.

Este artigo foi útil?