Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Integração Bancária BTG

Este post tem como objetivo, demonstrar como deve ser feito o processo de Homologação/Integração Bancária do Banco BGT no sistema.

Cadastrando a Conta

O primeiro passo é ir no menu Cadastros > aba Tabelas Financeiras > opção Contas Bancárias > Novo.

    Na ficha de cadastro da conta, precisa preencher os seguintes campos:

    • Descrição (nome do banco).
    • Nome Razão.
    • Fantasia.
    • CPF/CNPJ.
    • Endereço (da imobiliária).
    • Banco (BTG).
    • Agência.
    • Conta.
    • Utiliza Integração bancária? (Sim).

    Após preencher esses dados, o campo Tipo de Arquivo será habilitado. Então, deve-se escolher a opção API.

    Em seguida, será necessário preencher os campos na parte Dados para emissão de boletos e remessas e Configurações da API de acordo com os dados da conta configurados no banco.

    Por fim, basta clicar em Gravar. O sistema irá registrar a conta, então vamos precisar abri-la para autorizar a integração. Clique no botão de editar para abrir a ficha de cadastro da conta novamente.

    Ao abrir a conta, deve clicar no botão Refazer Autorização.

    O sistema irá fazer o redirecionamento para a tela de login do banco. Sendo necessário fazer o login e copiar a URL de Retorno.

    Após copiar a URL de Retorno, precisa fazer a inclusão dela na ficha da conta bancária dentro do sistema NIDO. Em seguida, clicar novamente no botão Refazer Autorização para poder autorizar a integração.

    Se todos os dados estiverem corretos, a autorização será ativada.

    Obs: a autorização sempre expira em 1 dia, mas a renovação será feita automaticamente pelo sistema. Porém, também é possível ser feita de forma manual apenas clicando no botão Refazer Autorização.

    Registrando os Boletos

    A conta deve estar selecionada no cadastro do contrato. E, após fazer o processo de Faturamento dos boletos, precisa ir no menu Financeiro > aba Contas a Receber > opção Remessas.

    Nessa tela, deve selecionar a conta do banco, o período de vencimento dos boletos que deseja registrar e clicar no botão Listar Remessa. Assim, o sistema irá exibir os boletos de acordo com os filtros aplicados. Basta selecionar os que deseja registrar e clicar no botão Gerar Remessa.

    Feito isso, ao voltar para a aba Lista, será possível observar que em poucos segundos, os boletos estarão com o status de remessa confirmada (registrados no banco e liberados para pagamento).

    Obs: os boletos podem ser pagos via pix (leitura do QrCode) ou através do código de barras. Entretanto, pagamentos via pix tendem a ser liquidados no mesmo momento.

    Pegando o Retorno

    Após os inquilinos realizarem o pagamento, a baixa é feita através do arquivo de retorno que fica disponível no menu Financeiro > aba Contas a Receber > opção Retornos > Processar Retorno API.

    Na tela, basta informar o período de vencimento que está buscando e clicar em Processar Retorno de Boletos.

    O sistema irá exibir todos os dados sobre os boletos conforme imagem a seguir. Sendo necessário selecionar os boletos que foram pagos e clicar na opção Processar Selecionados.

    Dessa forma, os boletos serão baixados com as informações do banco.

    Este artigo foi útil?