Integração Bancária BTG
Este post tem como objetivo, demonstrar como deve ser feito o processo de Homologação/Integração Bancária do Banco BGT no sistema.
Cadastrando a Conta
O primeiro passo é ir no menu Cadastros > aba Tabelas Financeiras > opção Contas Bancárias > Novo.

Na ficha de cadastro da conta, precisa preencher os seguintes campos:
- Descrição (nome do banco).
- Nome Razão.
- Fantasia.
- CPF/CNPJ.
- Endereço (da imobiliária).
- Banco (BTG).
- Agência.
- Conta.
- Utiliza Integração bancária? (Sim).

Após preencher esses dados, o campo Tipo de Arquivo será habilitado. Então, deve-se escolher a opção API.

Em seguida, será necessário preencher os campos na parte Dados para emissão de boletos e remessas e Configurações da API de acordo com os dados da conta configurados no banco.

Por fim, basta clicar em Gravar. O sistema irá registrar a conta, então vamos precisar abri-la para autorizar a integração. Clique no botão de editar para abrir a ficha de cadastro da conta novamente.

Ao abrir a conta, deve clicar no botão Refazer Autorização.

O sistema irá fazer o redirecionamento para a tela de login do banco. Sendo necessário fazer o login e copiar a URL de Retorno.

Após copiar a URL de Retorno, precisa fazer a inclusão dela na ficha da conta bancária dentro do sistema NIDO. Em seguida, clicar novamente no botão Refazer Autorização para poder autorizar a integração.

Se todos os dados estiverem corretos, a autorização será ativada.

Obs: a autorização sempre expira em 1 dia, mas a renovação será feita automaticamente pelo sistema. Porém, também é possível ser feita de forma manual apenas clicando no botão Refazer Autorização.
Registrando os Boletos
A conta deve estar selecionada no cadastro do contrato. E, após fazer o processo de Faturamento dos boletos, precisa ir no menu Financeiro > aba Contas a Receber > opção Remessas.

Nessa tela, deve selecionar a conta do banco, o período de vencimento dos boletos que deseja registrar e clicar no botão Listar Remessa. Assim, o sistema irá exibir os boletos de acordo com os filtros aplicados. Basta selecionar os que deseja registrar e clicar no botão Gerar Remessa.

Feito isso, ao voltar para a aba Lista, será possível observar que em poucos segundos, os boletos estarão com o status de remessa confirmada (registrados no banco e liberados para pagamento).
Obs: os boletos podem ser pagos via pix (leitura do QrCode) ou através do código de barras. Entretanto, pagamentos via pix tendem a ser liquidados no mesmo momento.
Pegando o Retorno
Após os inquilinos realizarem o pagamento, a baixa é feita através do arquivo de retorno que fica disponível no menu Financeiro > aba Contas a Receber > opção Retornos > Processar Retorno API.

Na tela, basta informar o período de vencimento que está buscando e clicar em Processar Retorno de Boletos.

O sistema irá exibir todos os dados sobre os boletos conforme imagem a seguir. Sendo necessário selecionar os boletos que foram pagos e clicar na opção Processar Selecionados.

Dessa forma, os boletos serão baixados com as informações do banco.