Integração Bancária Safra
Este post tem como objetivo, demonstrar como deve ser feito o processo de Homologação/Integração Bancária do Safra no sistema. Nesse processo, a imobiliária precisa coletar os dados da conta com o suporte do banco, cadastrá-los no sistema e emitir um boleto de teste.
Primeiro, é necessário entrar em contato com o suporte do banco ou com o gerente da conta e solicitar os dados abaixo:
- Tipo de Arquivo
- Carteira Boleto
- Carteira Remessa
- Espécie do Título
- Aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite).
Assim que obter os dados, deverá cadastrar a conta no sistema, para isso acesse a tela de Cadastros > aba Tabelas Financeiras > Contas Bancárias. Nessa tela, caso já tenha criado previamente a conta, basta clicar no ícone de lápis azul para aditá-la. Caso não tenha nenhuma conta, clique em Novo.

Na ficha de cadastro da conta, precisa preencher os seguintes campos:
- Descrição (nome do banco).
- Nome Razão.
- Fantasia.
- CPF/CNPJ.
- Endereço (da imobiliária).
- Banco.
- Agência.
- Conta.
- Utiliza Integração bancária? (Sim)
- Tipo de Arquivo(CNAB 400).

O Safra só aceita o arquivo CNAB 400, com isso aparecerá os seguintes itens obrigatórios a serem preenchidos:
- Carteira Boleto/Carteira Remessa (possuem a mesma numeração);
- Espécie do Título ;
- Aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite);

Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em Gravar. Em seguida, após gravar a conta, localize-a e clique no ícone de lápis de edição.

A conta será aberta novamente com todos os dados preenchidos. Então será necessário localizar a parte Configurações da Remessa e no campo Bloqueia Sem Retorno deve selecionar a opção “não” > Gravar a conta novamente.
Como gerar a cobrança de teste
Caso já tenha uma conta em sistema e está cadastrando uma nova, primeiro vá no menu Cadastros > Contratos, escolha um contrato para teste e clique no ícone do lápis para editar. Em seguida, vá na parte Dados para emissão da cobrança, na etapa 1 (Detalhes Financeiros) e altere os campos Conta Cobrança, Conta Cobrança Separada e Conta Pagamento (Repasse) para a conta do Safra.

Após configurar o contrato que será utilizado para o teste, precisamos gerar a cobrança teste. Para isso, vá no menu Atividades > Lançamentos > informe o número do contrato e clique na opção Novo Lançamento.

Configure o lançamento conforme os dados abaixo:
- Tipo de Evento: Água
- Valor: R$10,00
- D/C Prop. —-
- D/C Inq. D
- Cobrança Separada: Sim
- Vencimento do Boleto: deve deixar uma data com no mínimo 20 dias de diferença.

Depois que gravar os lançamentos, vá no menu Financeiro > Contas a Receber > Remessas.

Em seguida, selecione a Conta bancária, informe o Período de vencimento dos boletos teste e clique em Listar Remessa. O sistema irá listar os boletos disponíveis, então localize o boleto teste, selecione ele e clique em Gerar Remessa.

O sistema irá baixar um arquivo TXT em sua pasta de Downloads no computador.
Como gerar o PDF do boleto
Vá ao menu Financeiro > Contas a Receber > Busque pelos contratos/boletos teste > Em Ações, clique no ícone da impressora “Cobrança”.

E depois em Gerar Boleto > Será gerado o PDF do boleto em uma nova guia. Será necessário que faça o download do PDF em seu computador.

Feito isso, deve responder o e-mail do suporte do banco, porém, deve anexar o arquivo de remessa e o PDF do boleto de teste para que eles possam analisar.
Caso o retorno do banco informe um erro, será necessário abrir um ticket com o suporte para que possamos verificar.
Se o retorno do banco informar que está tudo correto, podemos prosseguir.
Enviar o arquivo para o banco
Caso o banco responda que o teste foi realizado com sucesso, basta entrar no site do banco e incluir o arquivo de remessa lá. Caso não saiba onde anexar o arquivo, deve solicitar auxílio ao suporte do banco.
O banco demora 1 dia útil para liberar o arquivo de retorno, então aguarde o período informado e em seguida, entre novamente no sistema do banco e resgate o arquivo de retorno. Caso não saiba onde resgatar o arquivo, deve solicitar auxílio ao suporte do banco.
Como incluir o arquivo de retorno no sistema
O banco costuma disponibilizar o arquivo de retorno em até um dia útil após o envio da remessa. Então aguarde um dia pós ter enviado o arquivo e entre novamente no aplicativo do banco para baixar o arquivo de retorno.
O arquivo de retorno deve ser incluso no sistema Nido no menu Financeiro > Contas a Receber > Retornos.

Clique dentro do campo pontilhado e selecione o arquivo de retorno que salvou. Em seguida, clique no botão Gerar.
Verifique se no retorno veio a mensagem de “Entrada Confirmada” se sim, o a remessa foi aceita e o boleto teste foi registrado no banco. Caso venha uma informação diferente, favor abrir um ticket para que o nosso suporte possa verificar.
Em seguida, basta emitir novamente o PDF do boleto e dessa vez, realizar o pagamento do mesmo. Assim, poderá verificar se o valor cai na conta da imobiliária.
Importante enfatizar que o boleto que irá pagar, deve ser gerado através do sistema da Nido, pois só assim o teste será validado, pois é o código de barras do sistema que precisa estar correto.
Após o pagamento do boleto, deve pegar outro arquivo de retorno no banco no próximo dia útil, e incluir no sistema para dar baixa no boleto.
Após pegar o arquivo no banco, inclua-o no sistema e verifique se aparece a mensagem de “Boleto pago” e se possui alguma caixinha de seleção ao lado do lançamento, se sim, basta selecionar e clicar em Baixar Contas.
Feito isso, o teste estará finalizado e poderá gerar boletos pelo sistema normalmente