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Integração Bancária Safra

Este post tem como objetivo, demonstrar como deve ser feito o processo de Homologação/Integração Bancária do Safra no sistema. Nesse processo, a imobiliária precisa coletar os dados da conta com o suporte do banco, cadastrá-los no sistema e emitir um boleto de teste.

Primeiro, é necessário entrar em contato com o suporte do banco ou com o gerente da conta e solicitar os dados abaixo:

  • Tipo de Arquivo
  • Carteira Boleto
  • Carteira Remessa
  • Espécie do Título
  • Aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite).

Assim que obter os dados, deverá cadastrar a conta no sistema, para isso acesse a tela de Cadastros > aba Tabelas Financeiras > Contas Bancárias. Nessa tela, caso já tenha criado previamente a conta, basta clicar no ícone de lápis azul para aditá-la. Caso não tenha nenhuma conta, clique em Novo.

Na ficha de cadastro da conta, precisa preencher os seguintes campos:

  • Descrição (nome do banco).
  • Nome Razão.
  • Fantasia.
  • CPF/CNPJ.
  • Endereço (da imobiliária).
  • Banco.
  • Agência.
  • Conta.
  • Utiliza Integração bancária? (Sim)
  • Tipo de Arquivo(CNAB 400).

O Safra só aceita o arquivo CNAB 400, com isso aparecerá os seguintes itens obrigatórios a serem preenchidos: 

  • Carteira Boleto/Carteira Remessa (possuem a mesma numeração);
  • Espécie do Título ;
  • Aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite);

Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em Gravar. Em seguida, após gravar a conta, localize-a e clique no ícone de lápis de edição.

A conta será aberta novamente com todos os dados preenchidos. Então será necessário localizar a parte Configurações da Remessa e no campo Bloqueia Sem Retorno deve selecionar a opção “não” > Gravar a conta novamente.

Como gerar a cobrança de teste

Caso já tenha uma conta em sistema e está cadastrando uma nova, primeiro vá no menu Cadastros > Contratos, escolha um contrato para teste e clique no ícone do lápis para editar. Em seguida, vá na parte Dados para emissão da cobrança, na etapa 1 (Detalhes Financeiros) e altere os campos Conta Cobrança, Conta Cobrança Separada e Conta Pagamento (Repasse) para a conta do Safra.

Após configurar o contrato que será utilizado para o teste, precisamos gerar a cobrança teste. Para isso, vá no menu Atividades > Lançamentos > informe o número do contrato e clique na opção Novo Lançamento.

Configure o lançamento conforme os dados abaixo:

  • Tipo de Evento: Água
  • Valor: R$10,00
  • D/C Prop. —-
  • D/C Inq. D
  • Cobrança Separada: Sim
  • Vencimento do Boleto: deve deixar uma data com no mínimo 20 dias de diferença.

Depois que gravar os lançamentos, vá no menu Financeiro > Contas a Receber > Remessas.

Em seguida, selecione a Conta bancária, informe o Período de vencimento dos boletos teste e clique em Listar Remessa. O sistema irá listar os boletos disponíveis, então localize o boleto teste, selecione ele e clique em Gerar Remessa.

O sistema irá baixar um arquivo TXT em sua pasta de Downloads no computador.

Como gerar o PDF do boleto

Vá ao menu Financeiro > Contas a Receber > Busque pelos contratos/boletos teste > Em Ações, clique no ícone da impressora “Cobrança”.

E depois em Gerar Boleto > Será gerado o PDF do boleto em uma nova guia. Será necessário que faça o download do PDF em seu computador.

Feito isso, deve responder o e-mail do suporte do banco, porém, deve anexar o arquivo de remessa e o PDF do boleto de teste para que eles possam analisar.

Caso o retorno do banco informe um erro, será necessário abrir um ticket com o suporte para que possamos verificar.

Se o retorno do banco informar que está tudo correto, podemos prosseguir.

Enviar o arquivo para o banco

Caso o banco responda que o teste foi realizado com sucesso, basta entrar no site do banco e incluir o arquivo de remessa lá. Caso não saiba onde anexar o arquivo, deve solicitar auxílio ao suporte do banco.

O banco demora 1 dia útil para liberar o arquivo de retorno, então aguarde o período informado e em seguida, entre novamente no sistema do banco e resgate o arquivo de retorno. Caso não saiba onde resgatar o arquivo, deve solicitar auxílio ao suporte do banco.

Como incluir o arquivo de retorno no sistema

O banco costuma disponibilizar o arquivo de retorno em até um dia útil após o envio da remessa. Então aguarde um dia pós ter enviado o arquivo e entre novamente no aplicativo do banco para baixar o arquivo de retorno.

O arquivo de retorno deve ser incluso no sistema Nido no menu Financeiro > Contas a Receber > Retornos

Clique dentro do campo pontilhado e selecione o arquivo de retorno que salvou. Em seguida, clique no botão Gerar.

Verifique se no retorno veio a mensagem de “Entrada Confirmada” se sim, o a remessa foi aceita e o boleto teste foi registrado no banco. Caso venha uma informação diferente, favor abrir um ticket para que o nosso suporte possa verificar.

Em seguida, basta emitir novamente o PDF do boleto e dessa vez, realizar o pagamento do mesmo. Assim, poderá verificar se o valor cai na conta da imobiliária.

Importante enfatizar que o boleto que irá pagar, deve ser gerado através do sistema da Nido, pois só assim o teste será validado, pois é o código de barras do sistema que precisa estar correto.

Após o pagamento do boleto, deve pegar outro arquivo de retorno no banco no próximo dia útil, e incluir no sistema para dar baixa no boleto.
Após pegar o arquivo no banco, inclua-o no sistema e verifique se aparece a mensagem de “Boleto pago” e se possui alguma caixinha de seleção ao lado do lançamento, se sim, basta selecionar e clicar em Baixar Contas.

Feito isso, o teste estará finalizado e poderá gerar boletos pelo sistema normalmente

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