Integração Bancária Sicredi
Este post tem como objetivo, demonstrar como deve ser feito o processo de Homologação/Integração Bancária do Sicredi no sistema. Nesse processo, a imobiliária precisa coletar os dados da conta com o suporte do banco, cadastrá-los no sistema e emitir um boleto de teste.
Inicialmente, a imobiliária precisa contatar o suporte do banco e abrir um protocolo, informando que deseja gerar boletos por um sistema próprio. Em resposta, o banco irá enviar um e-mail com todos os dados necessários para cadastrar a conta bancária no sistema NIDO Adm.
Com os dados bancários em mãos, basta cadastrar a conta. Para isso acesse a tela de Cadastros > aba Tabelas Financeiras > Contas Bancárias. Nessa tela, caso já tenha criado previamente a conta, basta clicar no ícone de lápis azul para aditá-la. Caso não tenha nenhuma conta, clique em Novo.

Na ficha de cadastro da conta, precisa preencher os seguintes campos:
- Descrição (nome do banco).
- Nome Razão.
- Fantasia.
- CPF/CNPJ.
- Endereço (da imobiliária).
- Banco.
- Agência.
- Conta.
- Utiliza Integração bancária? (Sim)
- Tipo de Arquivo(CNAB 240).

O Sicredi só aceita o arquivo CNAB 240, com isso aparecerá os seguintes itens obrigatórios a serem preenchidos:
- O campo Cód. Bancário Cliente equivale ao Convênio (o banco irá disponibilizar a informação com este nome);
- Espécie do título.
- Carteira Boleto/ Carteira Remessa (possuem a mesma numeração);
- Posto ( número da cooperativa de credito);
- Byte ( é a sequencia de número que compõe o número do documento no banco);
- Emite papeleta;
- Aceite: caso o inquilino fique inadimplente e entre em jurisdição, a imobiliária precisa informar se irá protestar pelo banco (opção com aceite) ou não (opção sem aceite);
- Protesto;
- Dias p/ protesto (caso tenha selecionado anteriormente a opção com aceite);
- N° do convênio (composto por 20 dígitos).

Após preencher todos os dados, basta clicar em Gravar. Em seguida, após gravar a conta, localize-a e clique no ícone de lápis de edição.

A conta será aberta novamente com todos os dados preenchidos. Então será necessário localizar a parte Configurações da Remessa e no campo Bloqueia Sem Retorno deve selecionar a opção “não” > Gravar a conta novamente.
Como gerar a cobrança de teste e enviar ao banco
Caso já tenha uma conta em sistema e está cadastrando uma nova, primeiro vá no menu Cadastros > Contratos, escolha um contrato para teste e clique no ícone do lápis para editar. Em seguida, vá na parte Dados para emissão da cobrança, na etapa 1 (Detalhes Financeiros) e altere os campos Conta Cobrança, Conta Cobrança Separada e Conta Pagamento (Repasse) para a conta do Sicredi.

Após configurar o contrato que será utilizado para o teste, precisamos gerar a cobrança teste. Para isso, vá no menu Atividades > Lançamentos, informe o número do contrato e clique na opção Novo Lançamento.

Configure o lançamento conforme os dados abaixo:
- Tipo de Evento: Água
- Valor: R$10,00
- D/C Prop. —-
- D/C Inq. D
- Cobrança Separada: Sim
- Vencimento do Boleto: deve deixar uma data com no mínimo 20 dias de diferença.

Depois que gravar o lançamento, vá ao menu Financeiro > Contas a Receber > Busque pelo contrato/boleto teste > Em Ações, clique no ícone da impressora “Cobrança”.

E depois em Gerar Boleto > Será gerado o PDF do boleto em uma nova guia. Será necessário que faça o download do PDF em seu computador.

Em seguida, é necessário gerar o arquivo de remessa para ser enviado ao banco. Para isso, vá no menu Financeiro > Contas a Receber > Remessas.

Selecione a Conta bancária, informe o Período de vencimento do boleto teste e clique em Listar Remessa. O sistema irá listar os boletos disponíveis, então localize o boleto teste, selecione ele e clique em Gerar Remessa.

O sistema fará o download do arquivo de remessa direto no seu computador, na pasta de downloads. Então, será necessário responder o e-mail que o banco te enviou com os dados da conta, mas em anexo, deve incluir o PDF do boleto teste e o arquivo de remessa. Assim, o suporte do banco irá analisar as informações.
Caso o banco responda o e-mail informando que algo está incorreto, por gentileza, abra um ticket nos informando para auxiliá-lo(a).
Caso o banco responda o e-mail informando que todos os dados estão corretos, será necessário enviar a remessa pelo aplicativo do banco e avisar o suporte do banco por e-mail que a remessa foi enviada ao internet banking para teste. Caso tenha dúvidas sobre em qual tela incluir o arquivo de remessa, favor contatar o suporte do banco.
Durante a homologação, o internet banking fica em teste, porém, se o suporte do banco identificar que a remessa de teste está correta, o banco libera o ambiente em produção. Sendo assim, 1 dia útil após o envio do arquivo de remessa, será necessário acessar o banco novamente e resgatar o arquivo de retorno, baixando ele em seu computador.
Como incluir o arquivo de retorno no sistema
O banco costuma disponibilizar o arquivo de retorno em até um dia útil após o envio da remessa. Então aguarde um dia pós ter enviado o arquivo e entre novamente no aplicativo do banco para baixar o arquivo de retorno.
O arquivo de retorno deve ser incluso no sistema Nido no menu Financeiro > Contas a Receber > Retornos.

Clique dentro do campo pontilhado e selecione o arquivo de retorno que salvou. Em seguida, clique no botão Gerar.
Verifique se no retorno veio a mensagem de “Entrada Confirmada” se sim, o a remessa foi aceita e o boleto teste foi registrado no banco. Caso venha uma informação diferente, favor abrir um ticket para que o nosso suporte possa verificar.
Retorno apresentou entrada confirmada
Se o retorno apresentar entrada confirmada, deve avisar o suporte do banco por e-mail. Assim, o suporte do banco irá liberar o internet baning para produção a avisar por e-mail.
Dessa forma, será necessário excluir o boleto teste e gerar um novo em remessa. Para isso, vá no menu Atividades > Lançamentos e clique na opção Novo Lançamento.

Informe o número do contrato, localize o lançamento teste e o exclua utilizando o ícone de lixeira. Em seguida, cadastre um novo lançamento com as seguintes especificações:
- Tipo de Evento: Água
- Valor: R$10,00
- D/C Prop. —-
- D/C Inq. D
- Cobrança Separada: Sim
- Vencimento do Boleto: deve deixar uma data com no mínimo 20 dias de diferença.

Depois que gravar o lançamento, é necessário gerar o arquivo de remessa para ser enviado ao banco. Para isso, vá no menu Financeiro > Contas a Receber > Remessas.

Selecione a Conta bancária, informe o Período de vencimento do boleto teste e clique em Listar Remessa. O sistema irá listar os boletos disponíveis, então localize o boleto teste, selecione ele e clique em Gerar Remessa.

O sistema fará o download do arquivo de remessa direto no seu computador, na pasta de downloads. Então, será necessário enviar a remessa pelo aplicativo do banco. Se tiver dúvidas sobre como acessar e incluir o arquivo de remessa, contate o suporte do banco.
O banco costuma disponibilizar o arquivo de retorno em até um dia útil após o envio da remessa. Então aguarde um dia pós ter enviado o arquivo e entre novamente no aplicativo do banco para baixar o arquivo de retorno.
O arquivo de retorno deve ser incluso no sistema Nido no menu Financeiro > Contas a Receber > Retornos.

Verifique se no retorno veio a mensagem de “Entrada Confirmada” se sim, o a remessa foi aceita e o boleto teste foi registrado no banco. Caso venha uma informação diferente, favor abrir um ticket para que o nosso suporte possa verificar.
Como gerar o PDF do boleto para pagamento
Após incluir o arquivo de retorno confirmando o registro do boleto no banco, vá ao menu Financeiro > Contas a Receber > Busque pelo contrato > Em Ações, clique no ícone da impressora “Cobrança”.

E depois em Gerar Boleto > Será gerado o PDF do boleto em uma nova guia. Será necessário que faça o download do PDF e pague o boleto para testar o código de barras e assim que o dinheiro cair na conta da imobiliária, os testes serão finalizados.

Importante enfatizar que o boleto que irá pagar, deve ser gerado através do sistema da Nido, pois só assim o teste será validado, pois é o código de barras do sistema que precisa estar correto.
Após o pagamento do boleto, deve pegar outro arquivo de retorno no banco no próximo dia útil, e incluir no sistema para dar baixa no boleto.
Após pegar o arquivo no banco, inclua-o no sistema e verifique se aparece a mensagem de “Boleto pago” e se possui alguma caixinha de seleção ao lado do lançamento, se sim, basta selecionar e clicar em Baixar Contas.
Feito isso, o teste estará finalizado e poderá gerar boletos pelo sistema normalmente.